2026-09-16 · TJPR
Avenida José Custódio de Oliveira, 2065, Fórum Estadual - Bairro: Centro - CEP: 87300-020 - Fone: (44)3259-6155 - Email: cm-6vj-s@tjpr.jus.br Procedimento do Juizado Especial da Fazenda Pública Nº 6000582-86.2026.8.16.0058/PR REQUERENTE: PRACHEDES GONCALVES DA SILVA ADVOGADO(A): QUEROLENE RANIE ROANA DE JESUS GONÇALVES (OAB PR096899) DESPACHO/DECISÃO 1. O Requerente apresentou no evento 11.1 pedido de reconsideração à decisão que indeferiu a tutela provisória de urgência, sob o fundamento da inexistência documento que demonstre a existência de débito pendente ou em aberto em desfavor da parte autora, alegando ter sanado o referido fato, mediante a juntada de documento comprobatório da existência de débito em aberto de IPVA relativo ao exercício de 2026, no valor de R$ 2.873,83. O pedido de reconsideração merece acolhimento. Depreende-se da decisão proferida no evento 11.1 que a tutela provisória de urgência foi indeferida em razão da inexistência de preenchimento do requisito do perigo de dano ao resultado útil do processo, ante a inexistência de apresentação de comprovação da existência de débito em aberto passível de suspensão de sua exigibilidade, fato que fora suprido em sede de pedido de reconsideração, com a juntada do documento de evento 11.2, dando conta da existência de débito de IPVA, no valor de R$ 2.873,83. Assim, o perigo de dano resta demonstrado pela existência de pendência de IPVA relativo ao exercício de 2026 (evento 11.2). Ademais, certo é que a manutenção das cobranças pode ensejar a inscrição do nome da promovente nos órgãos de proteção ao crédito, de modo que não sendo concedida a medida, a promovente terá dificuldades em angariar crédito durante o período em que a demanda é processada. Ademais, a medida é reversível, conforme exige o art. 300. §3º do CPC. 2. Isso posto, defiro a liminar pleiteada, para determinar a suspensão de cobrança de IPVA sobre veículo de propriedade do requerente (evento 1.6). 3. Cite-se e intime-se a Fazenda para que se abstenha de promover o lançamento do IPVA ou que suspenda a cobrança, caso já lançado, bem ainda, para contestar, em 30 dias, devendo especificar as provas que pretende produzir. 4. Após, à parte requerente para impugnação em 15 dias, devendo indicar e justificar as provas que pretende produzir, pena de julgamento antecipado. Oficie-se ao DETRAN para registro da isenção sub judicie. Int. Dil. Nec. Campo Mourão, 03 de setembro de 2026